Vale a pena fazer pedagogia? Bem, um dos profissionais mais necessários para a sociedade é o professor. Afinal, o professor é o responsável pela formação de todas as outras profissões. Mas, para isso, ele precisa aprender técnicas e habilidades importantes.
É por isso que o curso de pedagogia é o mais indicado para quem deseja seguir esta profissão. Dessa forma, durante os anos da graduação, o estudante aprende desde como atuar na administração de uma instituição de ensino, até mesmo como trabalhar dentro da sala de aula.
Então veja o conteúdo que o portal Estudante Moderno preparou e analise se vale a pena fazer pedagogia.
Sobre o curso
O profissional de pedagogia vai ter contato com disciplinas relacionadas ao estudo das ciências humanas e sociais aplicadas, então, geralmente o curso é dividido por módulos, dentro destes módulos há as disciplinas, que são diversas.
Assim, durante os anos de estudo, o estudante tem acesso a disciplinas como psicologia da educação, língua portuguesa, políticas educacionais, identificação de oportunidades, gestão escolar, metodologia da alfabetização, matemática e língua portuguesa, dentre outros.
Vale lembrar que todos os cursos de pedagogia são licenciaturas, ou seja, são voltados para formar profissionais da área. Além disso, é interessante lembrar que os cursos de licenciatura costumam durar um pouco menos do que o bacharel, apenas três anos e meio.
Para se graduar o estudante precisa cumprir sua carga horária de estágio obrigatório, e além disso, fazer e apresentar o trabalho de conclusão de curso, o TCC.
Quais são as áreas de atuação?
Quando se fala de pedagogia, a primeira e única área de atuação que vem à mente é uma escola. De fato, este é um dos principais ambientes de trabalho deste profissional. O interessante é que o pedagogo pode atuar em diversas áreas dentro da mesma instituição. Ou seja, ele pode trabalhar dando aula dentro de uma sala de aula, ou até mesmo na administração.
Caso o pedagogo não queira atuar em um ambiente tão educacional, não tem problema. Algumas instituições precisam deste profissional para desenvolver trabalhos:
- Escolas de educação infantil
- Escolas de ensino fundamental e médio
- Instituições de ensino profissional
- Hospitais
- Bibliotecas
- ONGs
Se está em dúvida sobre qual é a melhor área para você seguir carreira, não se preocupe, pois o Portal Estudante Moderno preparou um livro especialmente para te ajudar, e o melhor, totalmente GRATUITO! No eBook “Como escolher a profissão certa pra mim?” você vai descobrir como equilibrar dinheiro e realização profissional na hora de escolher a profissão. Clique no botão abaixo, se inscreva e receba por e-mail!
O salário é bom?
O salário de um pedagogo não costuma variar. Principalmente porque o profissional de pedagogia não precisa trabalhar exclusivamente em uma instituição de ensino. Outras empresas também dependem de pedagogos.
Veja a tabela a seguir, com dados do Sistema Nacional de Empregos, o SINE.
E o mercado de trabalho?
Uma das áreas mais comuns que os pedagogos podem atuar é nas escolas. Seja atuando de forma administrativa ou até mesmo dando aulas. Além da educação infantil, da fundamental e do médio, o profissional também pode trabalhar com o ensino profissional.
Entretanto, essas não são as únicas áreas que o pedagogo pode atuar. Ele pode trabalhar também em empresas que não são voltadas diretamente para educação, como, por exemplo, bibliotecas e museus que desenvolvem conteúdos pedagógicos.
Além desses, o pedagogo pode também trabalhar em ONGs, hospitais e até mesmo em empresas de desenvolvimento de jogos pedagógicos.
Qual é o melhor curso?
Ainda não sabe qual graduação quer fazer? Não se preocupe, nós do portal Estudante Moderno preparamos um guia para te ajudar neste momento tão importante.
Trata-se de um livro digital que vai te ajudar a balancear dinheiro e realização profissional na hora de escolher sua profissão e sua carreira. Sabe o que é melhor? Esse material é totalmente gratuito. Isso mesmo, você consegue acessar o seu guia clicando no botão abaixo.