“Músicas para estudar”, provavelmente você já se deparou com alguma playlist com esse nome. A promessa é de maior concentração na hora de estudar. Será mesmo?
De fato, soltar o play pode ajudar na hora de adquirir seu conhecimento. No entanto, é importante tomar alguns cuidados. Principalmente com a escolha de qual música vai ouvir.
Isso porque, quando a música não é a adequada, o efeito pode ser contrário.
Que tal pegar algumas dicas que vão ajudar a aumentar a produtividade na hora dos estudos? Então, se liga
Músicas para estudar realmente funcionam?
Quando se trata dos estudos, o que não faltam são técnicas de aprendizagem, não é verdade? No entanto, há também as técnicas de relaxamento e concentração.
Uma das formas de relaxar e aumentar a produtividade é ouvindo música. Sim, pode acreditar.
Um estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, revelou que o hábito de escutar música durante os estudos aumenta a capacidade de foco e concentração.
No entanto, é muito importante lembrar de um detalhe. De fato, é muito bom ouvir música durante os estudos, entretanto, não é qualquer uma.
Se na hora que você for estudar, escolher aquela música mais agitada da sua banda favorita, talvez não dê muito certo.
Isso acontece porque esse tipo de som pode aumentar a excitação e até mesmo causar ansiedade. Ou seja, nada daquilo que um estudante precisa. Tá, mas o que eu devo escutar?
Sons da natureza
Um dos estilos que mais deixam o ambiente calmo e tranquilo são os sons da natureza. Barulho de água caindo é um dos mais utilizados.
Isso porque os barulhos da natureza ajudam a relaxar. Além disso, eles otimizam a qualidade de foco e melhoram o funcionamento cognitivo.
No entanto, é necessário tomar cuidado com essa categoria. Esses sons costumam fazer com que você repouse tanto, que venha aquela sonolência. Por isso eles não são os mais indicados para ouvir durante os estudos depois de um longo dia de trabalho, por exemplo.
Música clássica
Já famoso entre os estudiosos, esse é um dos estilos mais recomendados. Diversas pesquisas afirmam que a música clássica aumenta a produtividade durante os estudos.
Aliás, a música clássica é recomendada para diversos momentos.
Se você não tem o hábito de escutar música clássica, comece pelos clássicos. Aos poucos, você vai se adaptando e percebendo o aumento da produtividade.
Se está em dúvida sobre qual é a melhor área para você seguir carreira, não se preocupe, pois o Portal Estudante Moderno preparou um livro especialmente para te ajudar, e o melhor, totalmente GRATUITO! No eBook “Como escolher a profissão certa pra mim?” você vai descobrir como equilibrar dinheiro e realização profissional na hora de escolher a profissão. Clique no botão abaixo, se inscreva e receba por e-mail!
Instrumental
Também muito recomendadas para os estudantes, a música instrumental é uma excelente opção.
O fato de não ter vozes ao fundo faz com que o cérebro consiga atuar simultaneamente com os dois hemisférios, sabia?
Isso faz com que sua mente fique mais “vazia” para receber novas informações.
Nem só de música vive sua concentração
Escutar ou não músicas durante os estudos ainda é um assunto muito controverso. Há quem goste e não vive sem, já outros preferem o silêncio total.
Seja lá qual forma for, você deve escolher a que for melhor para desenvolver seus estudos.
Outras dicas também são fundamentais para garantir que a rotina de estudos será proveitosa. Escolher um ambiente agradável e bem iluminado e manter uma alimentação leve são algumas delas.
Um bom planejamento de estudos também é necessário.
Você tem o hábito de estudar ouvindo música? Acredita que ela ajuda na hora de se concentrar?
Pode ter certeza, com essas dicas você vai arrasar! Bons estudos.
Comentários