como-desenvolver-um-bom-curriculo

Como montar um bom currículo?

Como montar um bom currículo? Tá aí uma pergunta que deixa muita gente de cabelo em pé.

Principalmente aqueles que  estão entrando agora no mercado de trabalho.  Este é o seu caso?

Se você também tem essa dúvida, não se preocupe.

Afinal, você nunca precisou montar um currículo, entretanto, este momento chegou.

No artigo de hoje, além de aprender a importância de saber fazer um bom currículo, você vai receber  diversas dicas para fazer o seu.

Está preparado? Se liga no conteúdo que o Portal Estudante Moderno preparou para você.

 

como-montar-um-bom-curriculo

 

Como montar um bom currículo?

 

Basicamente, para montar um bom currículo é  necessário seguir alguns passos básicos. Mas, primeiro é necessário tomar cuidado com o seu conteúdo.

Antes de tudo, você precisa se certificar de duas coisas básicas: formatação e erros português. No caso da formatação, deve ser algo simples, com o uso de fontes clássicas, como arial e times. Determinadas profissões até é permitido usar modelos mais criativos. Designers e desenhistas, por exemplo podem utilizar currículos “diferentões”, mas também é necessário ter cautela.

No caso dos erros de português, não são aceitos em hipótese alguma. Isso é tão sério, que é considerado item eliminatório. Isso mesmo, seu currículo pode estar impecável no quesito experiências, mas, se tiver algum erro, você não chega nem na entrevista.

Feito isso, alguns tópicos são importantes, veja os principais.

 

Objetivos

 

O objetivo não é a parte mais importante de um currículo. No entanto, se está sendo colocado, é necessário fazer bem feito, pois isso pode ser usado a seu favor. Uma das coisas que se deve tomar muito cuidado é com o conteúdo, que não deve ser genérico. Termos como: “meu objetivo é crescer junto com a empresa” ou” desejo contribuir para o seu progresso ” já são batidas e podem fazer com que perca a vaga.

Tente um objetivo mais próximo da vaga possível. Por exemplo, está enviando seu currículo para ocupar uma vaga no setor administrativo? Coloque assim:

recém-formado em administração com interesse na área de recursos humanos em busca de uma vaga na empresa.

Caso esteja começando sua vida profissional, pode ressaltar que deseja começar sua carreira aprendizado crescimento e conhecimento.

 

Educação

 

Aqui, é onde você deve colocar sua formação. Lembre-se  sempre, o currículo é o resumo da sua vida profissional, isso significa que não deve ser muito extenso.

Coloque suas formações mais recentes, não é necessário colocar desde a escola que estudou na infância. Tente pensar como o recrutador,

ele não  quer saber onde você se formou na pré-escola.

 

experiência-no-curriculo

 

Experiência

 

É nessa parte que você coloca as experiências de trabalho. Dica importante, você deve colocar do mais recente para o mais antigo.

Ou seja, a última empresa que você trabalhou é a primeira e assim por diante. Caso  tenha trabalhado em muitas empresas, não é necessário colocar todas. As três últimas são suficientes.

Agora, caso esteja iniciando no mercado de trabalho, não se preocupe. Você pode (e deve) colocar outros tipos de experiências.

Estágios guiados que fez na faculdade, intercâmbio, trabalhos voluntários ou até serviços temporários também são de grande valia.

Tanto,  que esse tipo de atividade também é considerado uma categoria.

 

Outras atividades

 

Caso você já tenha experiências profissionais, é nesta parte que deve colocar outras atividades. Estágios, trabalhos voluntários projetos menores e programas da faculdade. Esta é outra parte que não é obrigatória, entretanto, vai enriquecer seu currículo e se tornar um diferencial.

 

Habilidades

 

Por fim, mas não menos importante, as habilidades trazem cursos e aulas extracurriculares. Aulas de inglês ou especialização devem vir aqui. Esta é a  parte do currículo também que traz informações de conhecimentos extras que você tem. Uso de ferramentas como Photoshop ou Excel são exemplos clássicos.

Aqui vale ressaltar a regrinha clássica, seja sucinto. Coloque apenas cursos que vão agregar conhecimento para a vaga que deseja.

Se está almejando uma vaga em um escritório de advocacia, não há a menor necessidade de colocar no currículo seu curso de desenho.

 

foto-no-curriculo

 

É obrigatório colocar foto no currículo?

 

Esta é uma dúvida recorrente, mas nem sempre a foto é necessária. Isso vai depender da empresa.

Se o empregador pedir currículo com foto, coloque. Se este não for o caso,  mande apenas o documento escrito.

Atualmente, não é usual que as grandes empresas ou escritórios de RH peçam currículos com fotos. Isso porque é absolutamente fácil encontrar qualquer pessoa atualmente nas redes sociais. E não precisa ser necessariamente no LinkedIn, que é uma rede profissional, mas até mesmo nas outras, como Instagram e Facebook.

Caso o empregador peça a foto juntamente com o currículo, lembre-se de que o retrato não pode ser qualquer um.

É fundamental que sua foto esteja com boa qualidade e, de preferência, tenha sido feita para essa finalidade.

Nada de colocar fotos tiradas durante festas ou durante a noite. E claro, não precisamos nem falar de que roupas inadequadas e copos de bebida nas mãos não devem aparecer.

 

O currículo é apenas o primeiro passo

 

Lembre-se seu currículo é o primeiro a chegar nas mãos do empregador. Por isso é fundamental que cause uma boa impressão.

Todo cuidado é pouco na hora de montar o seu currículo. Aposte no simples e não tenha dúvidas de que você vai arrasar na entrevista.

Quer saber como se destacar também na entrevista de emprego? Isso é assunto para outro artigo. Mas não se preocupe, pois preparamos um

Conteúdo especial para tirar essa dúvida. Basta clicar aqui.

 

 

Comentários

    Sumário

    Quer estudar com bolsa? Deixe seu e-mail para entrarmos em contato